Bem-vindo(a). Hoje é Alta Floresta - MT

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Aparelho de raio-x já está em funcionamento no Aeroporto de Alta Floresta

Publicidade
Curta nossa página e receba notícias em primeira mão!
BOTÃO LIKE AQUI
Fonte: Assessoria
Em plena operação acerca de um mês, o aparelho de raio-x de bagagem de mão vem garantido segurança e comodidade aos passageiros que passam pelo Aeroporto Municipal de Alta Floresta. O equipamento foi adquirido por meio de um convênio com o Governo do Estado viabilizado através de uma emenda do deputado estadual Ondanir Bortolini, o Nininho.

Com a instalação do aparelho de raio-x, a Prefeitura de Alta Floresta cumpre uma das principais exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) voltada especificamente para o setor de segurança do aeroporto. Antes da instalação do aparelho a inspeção da bagagem de mão era feita pelos próprios operadores manualmente, ou seja, as bagagens eram vasculhadas criando uma sensação de constrangimento para o profissional e para o passageiro.

Gilbert Vaz, gerente de operação e segurança, explica que o equipamento tem operado dentro do esperado. “Hoje, apenas em casos que haja alguma desconfiança ou alguma dúvida sobre o conteúdo da bagagem é realizada uma vistoria manualmente, caso contrário tudo passa pelo raio-x com uma precisão extrema”, informou.

Em aproximadamente um mês de operação, várias ocorrências foram registradas. Na maioria dos casos o raio-x identificou inúmeros itens proibidos que eram transportados pelos passageiros. Os itens mais comuns detectados até agora são: alimentos, bebidas e objetos cortantes e perfurantes. “Tosos os objetivos encontrados sem procedência e que são proibidos foram devidamente encaminhados ou apreendidos e posteriormente descartados”, revelou Gilbert Vaz.

O aparelho de raio-x está instalado na sala de embarque do Aeroporto Municipal e conta com três câmeras de monitoramento por imagem. Uma câmara monitora a operacionalização do próprio aparelho, outra registra a imagem dos passageiros que passam pelo detector de metais e a terceira câmera monitora o salão onde ficam os passageiros. Ao todo são 32 câmeras de monitoramento instaladas em vários pontos do terminal, tanto na parte interna, como na parte externa do prédio.

Nos próximos dias a Prefeitura de Alta Floresta receberá a homologação por parte da ANAC, o que fará com que os passageiros em conexão de Alta Floresta passando por Cuiabá não terão que passar por um novo processo de vistoria.

Voos – Atualmente Alta Floresta conta com um voo diário, operado pela empresa Azul Linhas Aéreas, com chegada às 13:45 horas e saída a partir das 14:15 horas. Com a instalação do aparelho de raio-x e da esteira de bagagens que deve ficar pronta nos próximos dias, a previsão é que novas empresas aéreas passem a operar no

Aeroporto Osvaldo Marques Dias. As empresas Gol, Avianca e Passaredo já fizeram contato com a direção do aeroporto de Alta Floresta.
Aparelho de raio-x já está em funcionamento no Aeroporto de Alta Floresta Aparelho de raio-x já está em funcionamento no Aeroporto de Alta Floresta Reviewed by Jornal Alta Notícias on quarta-feira, outubro 26, 2016 Rating: 5

Deixe um comentário abaixo:

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Autor