Bem-vindo(a). Hoje é Alta Floresta - MT

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Pescador fisga Pirarucu de 150kg no rio Teles Pires em Alta Floresta

Publicidade



O pescador Valdenir Gasque (Dentinho) relata que quando fisgou o Pirarucu de 150 Kg, foi muito emocionante, porém um tanto assustador pela força que tinha, o peixe puxava o barco com muita facilidade, no momento estava com barco de madeira, mas teve ajuda como podem ver na foto.

Vamos conhecer um pouco esse peixe Gigantescos:

Uns dos maiores e peixes de água doce do Brasil, pode medir 3 metros e chegar a 250 kg peixe geralmente da Bacia Amazônia, mais especificamente de águas calmas. Costuma viver em lagos e rios de águas claras e ligeiramente alcalinas com temperaturas que variam de 24 a 37 °C, não sendo encontrado em zona de fortes correntezas e águas ricas em sedimentos.



Peixe conhecido também como bacalhau da Amazônia, seu nome originou de dois termos tupis: pirã, “peixe” e urucum, “ vermelho”, devido sua à cor de sua calda. 
  


Peixe enorme de cabeça achatada e ossificada, com um corpo alongado e escamoso. Possui dois aparelhos respiratórios, as brânquias, para respiração aquática e a bexiga natatória modificada, especializada para funcionar como pulmão no exercício da respiração aérea, obrigatória principalmente durante a seca, ocasião em que os peixes formam casais, procuram ambientes calmos e preparam seus ninhos, reproduzindo durante a enchente; é papel do macho proteger a prole por cerca de seis meses.

Os filhotes apresentam hábito gregário, e durante as primeiras semanas de vida, nadam sempre em torno da cabeça do pai, que os mantém próximos à superfície, facilitando-lhes o exercício da respiração aérea.

Fonte: Rose Calazans (http://educacaopratica.blogspot.com/)
Pescador fisga Pirarucu de 150kg no rio Teles Pires em Alta Floresta Pescador fisga Pirarucu de 150kg no rio Teles Pires em Alta Floresta Reviewed by Jornal Alta Notícias on segunda-feira, setembro 23, 2019 Rating: 5

Deixe um comentário abaixo:

Publicidade

ANUNCIO AQUI

Publicidade

Autor