Bombeiros capturam cobra Boipeva dentro da cozinha do IFMT em Alta Floresta
O regate da serpente aconteceu na última quinta-feira (05), às margens da rodovia MT-208. Agressiva, a serpente foi encontrada na cozinha do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT. Corpo de Bombeiros foi acionado informado da presença da serpente, ao chegar no local ela já havia sido captura em uma caixa, posteriormente foi solta em seu habitat.
A serpente é uma Xenodon merremii, conhecida popularmente como boipeva. Apesar de agressiva, a serpente não possui peçonha, tendo hábitos diurno, crepuscular, noturna, terrestre, semi-aquática. Normalmente associada à vegetação marginal de corpos d’água, alagados, várzeas e brejos. Alimenta-se de anuros (sapos).
Boipeva Xenodon merremii
É também conhecida pelos nomes de achatadeira, cobra-chata, boipeva (que significa “cobra achatada”, em língua tupi, através da junção dos termos mboîa (“cobra”) e peb (“achatado”), boipeba, cabeça-chata, capitão-do-campo, capitão-do-mato, chata, goipeba, jaracambeva, jararacambeva, jararacuçu-tipiti, pepéua. Distribui-se por grande parte a América do Sul, ocorrendo em Guiana, Suriname, Guiana Francesa, Brasil.
Fonte: Nativa News
Nenhum comentário