Bem-vindo(a). Hoje é Alta Floresta - MT

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Dia da cachaça: bebida ganha público mais sofisticado

Publicidade
Curta nossa página e receba notícias em primeira mão!
BOTÃO LIKE AQUI
Antes associada à bebida das classes mais populares, principalmente por ser, originalmente, bebida de escravos, a cachaça, produto tipicamente brasileiro, está ganhando espaço nas mesas refinadas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Cachaça (Ibrac), anualmente, o Brasil produz 700 milhões de litros do destilado da cana de açúcar e as vendas da bebida tipo premium cresce em um ritmo duas vezes maior do que a cachaça tradicional.

Existem três aspectos básicos que diferenciam a qualidade da cachaça.

O visual é bastante importante. É fundamental que a bebida tenha transparência, brilho, cor e viscosidade. Outro ponto é o olfato, a boa cachaça não agride o nariz. Quando o cheiro é muito aguçado, sinaliza que a cachaça é ruim. O teste final é na garganta, quando a bebida é boa, não arde ao ser ingerida.

Nas degustações, o copo d’água não seja esquecido.

“A água é essencial para preparar o paladar entre uma prova e outra.”

É possível também harmonizar esse destilado com diferentes pratos.

“O mais importante é que a cachaça não ofusque o paladar da comida que, por sua vez, não pode se sobressair à bebida. A busca pelo equilíbrio vai realçar o que há de melhor no prato e no copo.”


Por: SRZD
Dia da cachaça: bebida ganha público mais sofisticado Dia da cachaça: bebida ganha público mais sofisticado Reviewed by Alta Notícias on sexta-feira, setembro 13, 2013 Rating: 5

Deixe um comentário abaixo:

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Autor